Como Banir a Violência do nosso Meio?


            Não foi senão com algum espanto que assisti o ápice de uma manifestação de pura bestialidade entre duas torcidas consideradas “organizadas”, ao assistirem o confronto de seus times: Vasco da Gama e Atlético Paranaense.

            Foi verdadeiramente estarrecedor a forma como as pessoas, em ambos os lados, investiam brutalmente umas contra as outras. O saldo? Muitos feridos, embora nenhum com risco de morte.

            Ainda assim, este assunto precisa de nossa atenção, para que possamos perceber como, de forma muito sutil porém crescente, a violência está assumindo espaço em nossa sociedade. Precisamos, portanto, compreender como ela chega a tais proporções, para que possamos eliminá-la ainda em estado embrionário.

            A violência, como todos as outras mazelas que vem destruindo a humanidade, não é algo que “surge do nada”. De modo algum! Tudo tem um princípio, uma fase embrionária, e com a violência não é diferente.

            Se, portanto, pudermos reconhecer o “embrião” da violência, poderemos matá-lo, em vez de proporcionar-lhe um ambiente no qual possa crescer a proporções incontroláveis. É como a larva da dengue! Se eliminarmos os possíveis focos, não nos incomodaremos com a dengue. Não é diferente com a violência.

            Como uma criança que é concebida dentro do ventre de uma mulher, a violência também começa de forma imperceptível, cresce, e finalmente “vem à luz”, é manifesta com todas suas consequências.

            Ora, a “semente” da violência é o ódio, ou, simplesmente, a ausência de amor. De um modo muito simples, se tomarmos como fato a regra máxima registrada na Bíblia que diz: “Quem não ama não conhece a DEUS, porque DEUS é Amor”, então entendemos que a violência só é alimentada e cresce na vida daquelas pessoas que vivem distantes de DEUS, em cujos corações não há a Presença de DEUS.

            Isso lhe parece muito genérico? Muito banal?

            Então aguarde o próximo artigo… Identificando os Estimuladores da Violência!

Publicado por

Carlos Alberto Bächtold

Cristão, natural de Joinville/SC, casado com Adriana B.S. Bächtold, com quem tem dois filhos, Daniel e Débora. Professor pós-graduado na rede pública municipal de educação na cidade de Foz do Iguaçu, onde reside há 21 anos, tem especializações de "Educação em Tempo Integral", "Mídias e Tecnologias Voltadas para a Educação" e também de "Educação de Jovens e Adultos", com vários artigos de sua autoria que podem ser descobertos não apenas neste site, mas em vários endereços na rede mundial de computadores, se você digitar no Google seu nome completo. Como um dos profetas de CRISTO em Foz do Iguaçu, busca cooperar com a expansão do Reino de DEUS na vida daqueles com quem se relaciona. Após o afastamento do trabalho da esposa, que teve que ser submetida à dois transplantes de córnea, cujo quadro clínico é irreversível (para a medicina), decidiu criar um site para oferecer às famílias homeschoolers os cursos de matemática desenvolvidos por sua esposa e por ele diagramados e colocados na seguinte plataforma: https://www.matematicavivahs.com.br Visite e conheça os cursos de matemática que ali são disponibilizados.

Deixe uma resposta