As Quatro Propostas Feitas por Satanás

Gostaria de considerar com você, caro(a) leitor(a), três propostas que são formuladas por Satanás para desviar você do propósito de DEUS para sua vida. Conhecendo suas artimanhas, você poderá escapar de seus ardis.

Talvez não saiba, porém a figura de Faraó, na Bíblia Sagrada, tipifica o “príncipe deste mundo” (João 12:31; Efésios 2:2), enquanto que o Egito é um figura do atual sistema mundano e suas propostas de vida, distante do Verdadeiro DEUS.

“Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.”
(ÊX. 8:25)

“Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; […]”
(ÊX. 8:28)

“Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR vosso Deus. Quais são os que hão de ir? E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR. Então ele lhes disse: Seja o SENHOR assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face. Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.”
(ÊX. 10:8-11)

“Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.”
(ÊX. 10:24)

Segundo a Bíblia Sagrada, DEUS elegeu a Moisés para ir tirar o povo hebreu da escravidão no Egito. Sabendo que o Egito é um tipo (analogia) do mundo que não agrada a DEUS, e que Faraó tipifica o próprio diabo, é interessante refletirmos sobre as propostas feitas por aquele personagem histórico, comparando-as com as propostas feitas por esse ser não menos histórico, ainda que seja uma pessoa espiritual, incluído erroneamente como mero mito.

DEUS chamava seu povo para fora do Egito… Os que conhecem a história, sabem que, muito embora os egípcios fossem uma nação muito avançada em assuntos como astronomia, medicina, agricultura, etc., era, entretanto, um povo politeísta, pois seu panteão continha uma série de deuses, e estes, em sua maioria, seres híbridos (metade humanos, metade animais. (Confira nas imagens a seguir)

       Não é diferente do mundo em que vivemos, onde cada segmento da sociedade cria seu próprio objeto de adoração, quer seja um “Ser Superior”, quer seja qualquer outra coisa que tome a maioria do seu tempo e forças.

       Agora, voltando à realidade, sempre que você for convidado(a) por DEUS para serví-lO, as mesmas propostas virão sutilmente até você…

1) Sacrificai ao SENHOR nesta terra. É o mesmo que dizer: “Sirva a DEUS aqui mesmo onde você está” – Isto significa, não mude nada, não saia daqui, não rompa com seus círculos de atividades ou relacionamentos. Você pode prestar seu culto a DEUS sem mudar nada. Isto é um engodo. Suponhamos que você esteja no meio de um sistema que atua debaixo do princípio da mentira… Como é que poderá servir ao SENHOR que tomou o título para Si dizendo: “Eu Sou […] a Verdade […]” dentro de um sistema mentiroso? Impossível !!!

2) “… não vades longe.” – Seria o mesmo que dizer: “Não leve muito a sério”. Ou seja, você até pode “servir a DEUS” mas não leve esse assunto tão a sério. Não seja “fanático”. Não vá muito longe nesse assunto de servir a DEUS. Em outras palavras: “fique perto de mim”. O resultado disto é uma vida de farisaísmo, de falsidade, de discurso sem ação. Uma vida religiosa cheia do “amor aos prazeres do mundo”. E não há como servir a DEUS dessa forma.

3) … Somente os homens poderão ir. Faraó tenta impedir que os homens levem suas famílias a servir a DEUS. Ou seja, tenta restringir o serviço a DEUS, deixando de fora as mulheres e as crianças. Isto significa que, quando não conseguir impedir você de buscar a DEUS, ele (o diabo) tentará deixar você sozinho, isolar você de sua família. Mas o Evangelho de JESUS CRISTO afirma: “Crê no SENHOR JESUS CRISTO e serás salvo, tu e a tua casa”. Ou seja, o Evangelho é pessoal, mas pode ser também “familiar”; DEUS quer a família inteira servindo-O.

4) … fiquem vossas ovelhas e vossas vacas… – Ou seja, sirva a DEUS com seu corpo, até com sua família, mas deixe os seus bens, as suas posses, as suas riquezas comigo. Muito sutil… Muito maligno… Mas infelizmente é uma verdade nos dias atuais. A maioria das pessoas envolve-se em tantos serviços “sociais”, paga mensalidades de clubes, investe em comodismo, conforto, luxo… Mas, quando se fala em investir no Reino de DEUS, praticar a beneficência, ou doar em prol do Evangelho, as pessoas são miseráveis… Não doam! Não investem no Reino, mas querem ser abençoadas por DEUS. Não que DEUS precise de nosso dinheiro… ELE É O SENHOR do ouro e da prata! Mas Seus filhos precisam… E geralmente ELE abençoa e enriquece alguns, para que estes sejam caridosos com os menos favorecidos, para que, como está escrito, não haja necessitado entre os filhos de DEUS… É o que nos mostra o livro de Atos dos Apóstolos, a realidade do surgimento da Igreja de CRISTO… Vale a pena estudar esse livro, e praticar seus princípios.

Vale a pena refletirmos… Que tipo de contribuição damos, quando o assunto é o Reino de DEUS? Damos nosso melhor, ou apenas “esmolas”?

Anúncios

Sobre Carlos A. Bächtold

Sou um discípulo de JESUS CRISTO. Casado com Adriana Bahiense Scansetti Bächtold, temos dois filhos: Daniel e Débora. Atualmente resido em Foz do Iguaçu, onde busco ser semelhante a JESUS, crendo em tudo o que ELE ensinou e obedecendo a tudo o que ELE ordenou. Para isso busco viver segundo o Evangelho do Reino, procurando fazer discípulos por onde vou. No momento atuo como professor de ensino fundamental na Rede Municipal de Educação.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Seu comentário e opinião são importantes:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s